Turma da Mônica Jovem
Caso você não visualize as animações corretamente, clique aqui para fazer o download do plugin do Flash.
Novo site
Publicidade
OK
Twitter Twitter YouTube YouTube
Fala, Mauricio

Monstros do ID


Edição 17 - Parte Final





Ler é para todos!

Cada vez que me vejo frente a frente com um público de crianças, jovens, adultos, gosto de fazer uma pergunta: quem aprendeu a ler com nossas revistas? Geralmente cerca de 1/4 de qualquer plateia ergue a mão. E, em alguns casos, me contam como foi. Cada historinha linda que daria uma crônica, um livrinho, juntando tudo, um compêndio. Provando que o brasileiro lê, quer ler, quer conhecer, quer aprender... E quer continuar lendo. E ouço um sem-número de casos de crianças e jovens que confessam que começaram a ler as historinhas da Turma da Mônica aos 4, 5 anos. Há casos extremos, lindos, em que crianças de 3 anos já juntavam as letrinhas...

E outros casos bonitinhos em que crianças que não sabem ler "interpretam" as historinhas para si e para um punhado de amiguinhos mais novos, maravilhados e crédulos. Muitos dos leitores destas linhas, desta revista, estão na nossa listinha de "alunos" informais. E fico feliz com isso. Feliz e realizado. Afinal, ao lado da sala de aula, tem o momento do gibi, como cartilha alternativa. Mas daí sou informado de que apenas metade das nossas crianças frequenta as salas de aula. Outra metade, entre 6 e 7 anos, nunca pegou num caderno, num lápis, para tentar desenhar uma letrinha. E vem o descompasso, quando essas crianças passam a frequentar a mesma sala, a mesma escola, no início do ensino fundamental. A turminha mais adiantada tem que esperar a turminha que não teve escola. Geralmente dois anos de paciência e perda. Mas... Será que não pode haver escola e cartilha formal, oficial, para todas as crianças, desde os primeiros anos? Será que nosso gibi não deveria ser apenas lazer, diversão, naturalmente com suas pitadinhas de formação e informação? Pode parecer estranho, mas eu preferiria que fosse assim. Com cartilha e escola para todos, desde sempre. E o gibi como material de apoio e lazer. Assim aceleraríamos este país como ele pode e merece. Mas, enquanto isso, a Turma da Mônica vai fazendo seu papel, eu vou cumprindo meus objetivos, a criança vai buscando as letras, a informação.

E o Brasil vai pra frente, movido pela inteligência de sua gente.


© 2015 - Mauricio de Sousa e Mauricio de Sousa Produções LTDA. - Todos os direitos reservados.
Este site é um instrumento de divulgação das revistas publicadas pela Editora Panini no Brasil, sob licença da Mauricio de Sousa Produções.

Assinatura - Mauricio de Sousa

Panini Comics

Planet Mangá

ContentStuff - Soluções Inovadoras para o Mercado Editorial